Você que ainda não ouviu falar sobre construção modular vai ter a oportunidade de saber um pouco mais em nosso post de hoje. Assim como a tecnologia dos eletrônicos avança, a tecnologia da construção também. Arquitetura modular é o que há de compatível com o século atual, bora aprender um pouco sobre isso?
O QUE É ARQUITETURA MODULAR?
Basicamente trata-se de um projeto que visa utilizar partes de materiais (madeira, ACM, vidro) geralmente em formato pranchado e não blocos, cimento e outros métodos de alvenaria convencionais. É como se estivéssemos montando um quebra-cabeças.
COMO FUNCIONA?
É pragmático: depois de finalizados e assinados os projetos, os módulos ou pranchas serão transportados até o local da construção. Lá, com o apoio de profissionais da engenharia, os módulos serão "juntados" e a construção ficará pronta em alguns dias. No entanto, em território nacional existem diversas regras que regem o transporte de módulos pelas rodovias ou vias de acesso do município. Devido a este fato, a construção modular ainda possui grande capacidade de exploração no país.
VANTAGENS
Duas das grandes vantagens da arquitetura modular são a personalização e a exclusividade. Aqui torna-se viável ousar mais e desenvolver projetos únicos. Isto porque a gama de materiais e formatos de pranchas somente se limita em sua produção primária, depois de prontos esses materiais podem ser personalizados de acordo com o projeto e darem vida a construções muito originais.
Também vale ressaltar a velocidade com que as construções modulares são finalizadas, uma vez que obras menores, de 70m2, podem ser entregues em 20 dias.
SOBRE O FUTURO
A arquitetura modular traz a tona uma oportunidade sustentável, rápida e exclusiva de construção. Podemos dizer que trata-se do futuro acontecendo agora. Mesmo assim, ainda há muito o que explorar e cada vez mais construções residenciais serão feitas desta forma, uma vez que atingindo um maior volume de demanda neste sentido, mais os preços caem. Posteriormente, com preços mais atraentes, a verticalização também passará a usufruir da arquitetura modular.
Comentarios